quinta-feira, 26 de julho de 2012

Livraria Universitária de Parintins-LUPA Lança o Projeto “Jovem Leitor” e Reinaugura o novo Espaço Cultural da Livraria


O lançamento do projeto “Jovem Leitor” foi um sucesso, contou com a participação da comunidade de Parintins em uma noite de muitos saberes e sabores. O evento aconteceu no dia 26 de maio de 2012, com inicio ás 20h com apresentação do Projeto “Jovem Leitor” pelo coordenador Edilson Albarado, também proprietário da LUPA, que expôs os objetivos do projeto que é de promover acesso ao livro e a leitura a adolescente, jovens e a comunidade em geral através das atividades de leitura, produção textual e dos eventos que a acontecerão uma vez por mês no Espaço Cultural da Livraria denominado BANQUETE EXPERIMENTAL SABERES E SABORES. O evento inda contou com a Palestra do Profº. Dr. Renato Izidoro da Universidade Federal do Amazonas abordando o sentido do SARAU e o porquê, dos termos “SABORES e SABRES”; assim como de poetas Parintineses que recitaram suas poesias.


Segue algumas frases dos participantes que estiveram presentes no lançamento do Projeto “Jovem Leitor”

“daqui pode surgir, amizade e conhecer novas pessoas que não se conheciam antes, inclusive surgir propostas civis de novos projetos, novas ações e assim por diante”.
(Renato Izidoro)

“O Amor enquanto dura ele é eterno”
(Carlos Cesar)

“Quando o amor vos chamar segui-o apesar do seu caminho ser duro e íngreme”
(Alexandro Medeiros)

“O amor suavemente ao sol conduz o amor quem sabe é como a flor, o jeito de querer para qualquer um é gozo e dor”
(Maria Eliane)


GALERIA DE FOTOS DO PROJETO JOVEM LEITOR 

Adolescentes do Projeto Expondo seus trabalhos
Adolescente exibe seu trabalho



      Participantes dos Projeto                                              Adolescente declamando sua poesia

Poemas recitados no lançamento do Projeto “Jovem Leitor” no dia 26/05/2012

não é fácil sair do entre aspas
                                                                                                                                                Rodrigo Biti

Quando aprendi a “ler”, “lia” na escola, em casa, na rua... “Lia” tudo que estava escrito diante dos meus olhos. Nas placas, nos outdoors, nas fachadas, nos rótulos, nas bulas, nos manuais de instruções,... Tudo quanto era escrito, eu “lia...”
Quando aprendi a “ler”, não desconfiava do que estava escrito nos livros didáticos, nos de auto-ajuda, nos jornais e nas revistas. Acreditava... acreditava que os escritos serviam apenas à verdade. E que quanto mais lesse, mais sábio seria. E quanto mais lia, mais sentia um imenso orgulho; um orgulho imensamente besta, que dava vontade de sair gritando “Eu sei ler! Eu sei ler! Eu sei ler! Podem perguntar o que está escrito que eu sei ler!!!!” Tinha apenas seis anos, e não mudei muito até os dezesseis. Pois não é fácil sair do entre aspas.
Aos dezesseis, foi quando comecei a inconformar-me, percebendo que muito do que tinha lido até então, ou estava recheado de mentiras, ou omitia importantes verdades. Foi quando comecei a entrar em contato com obras outrora censuradas. Obras de literatura, filosofia, sociologia, psicologia e outras áreas do conhecimento humano passaram a compor o acervo de meu intelecto. As idéias geniais de loucos como Machado, Drummond, Gork, Brech, Gullar, Buarque, Freire, Freud, Marx, Lênin, Gramsci, Politzer, Niestzche, Sartre e muitos outros, que me ensinam a realmente LER. A ler o mundo além dos escritos e das aparências.
Mas, é sabido que não se lê apenas escritos, que a leitura é uma atividade intrínseca à vida humana. Então alguém, um leitor de livros, pergunta: - qual a importância dos escritos, dos livros e das bibliotecas, se o tempo todo estou lendo as coisas do mundo?...
Resposta: só os livros, diga-se de passagem, os bons livros são capazes de fazer o mundo caber na palma da mão. Porém, para sabermos quais são os bons só mesmo com muitas leituras... e releituras... saberemos.
É só para isto que servem os livros, livrarias e bibliotecas. Em si, não servem para nada! Mas carregam, em si, o alimento necessário pra matar a fome de consciência do leitor enquanto homem de ação para transformar radicalmente a dura realidade do mundo

abrindo portas-memórias
Rodrigo Biti
 um dia, no passado de sempre
achei-me total'mente perdido, no futuro de sempre
cheio de vazios
fora de mim em meio a tudo
só, inteira'mente só, sem razão
sem loucura
não me via mas sentia
sentia-me o cume de uma montanha invertida
estava numa biblioteca
livros liam-me e eu não sabia
jornais, revistas, manuais, catálogos, bulas, embalagens, etiquetas,...
qualquer coisa lia-me e eu não lia coisa alguma
liam-me as ruas
liam-me faixas
liam-me fachadas
liam-me as estradas em suas placas
o mundo lia-me e eu não lia p. nenhuma, nada!
agora!? agora leio tudo
e estou aprendendo um pouco de alguma coisa desse tudo
outro dia perdi-me, embrenhando-me louca razão acima
achando instantes lotados de livros, verdadeiras obras-primas
não! eles me acharam
na verdade, achamo-nos
os li e muito aprendi
estava numa biblioteca
ou melhor, uma biblioteca
estava em mim

Convite Permanente

Banquete Experimental: Saberes e Sabores



O banquete é um momento destinado ao encontro de pessoas que desejam dialogar, conhecer, experimentar e compartilhar saberes e sabores num ambiente de conversa aberta, livre e descontraída possibilitando emergências de inovações práticas tecnológicas, sociais, culturais, políticas e econômicas capazes de ganharem outros espaços da cidade enquanto linguagem.



Saber e sabor são palavras de origem comum. Para o último sábado de cada mês você está convidado a trazer e compartilhar conosco seus saberes e sabores em forma de poemas, cozidos, reflexões, tortas, estórias, bebidas, idéias e elementos frutíferos. Garantimos como prato da casa a presença de um especial palestrante responsável por lançar os primeiro ingredientes da conversa.



Deseja Participar?



Envie um e-mail para: filosofia.florestal@gmail.com



Parintins – AM



Livraria Universitária de Parintins – LUPA

Ampliando seu conhecimento!

Av. Nações Unidas, 3583.

Coordenador do evento Edilson da Costa Albarado






(92)9123-5270/9114-8878/3533-3992

















REALIZAÇÃO COM APOIO DA LUPA E PARISCARTUCHOS

REALIZAÇÃO COM APOIO DA LUPA E PARISCARTUCHOS
LUPA AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO AV. NAÇÕES UNIDAS; 3583; SÃO JOSÉ OPERÁRIO