
Marcando mais uma edição do Saberes e Sabores – Banquete Experimental, a LUPA (Livraria Universitária de Parintins), a Paris Cartuchos realizarão o Sarau “CON-VIVER COM PALAVRAS”, dia 20 de julho, a partir das 19 horas, na própria LUPA.
“Este sarau objetiva contribuir no compartilhamento de vivências literárias que a LUPA vem promovendo junto à comunidade parintinense desde sua instalação pelo parceiro Edilson Albarado” (Rodrigo Bit – provocador desta edição).
O título desta edição do Saberes e Sabores remete à Oficina “Con-Viver com Palavras” que é uma experiência de incentivo à leitura e à escrita de textos literários, mediada pelo Poeta Rodrigo de Souza Rocha e entidades/instituições parceiras, junto a jovens e comunitários.
“Para tanto, a oficina conta com parcerias e apoios de entidades e instituições sociais, tais como, Instituto Memorial de Parintins – IMPIN; Serviço Social do Comércio – SESC LER/Parintins; Livraria Universitária de Parintins – LUPA; e outros, que ajudam a oficina a gerar os impactos sociais transformadores na comunidade parintinense”, esclarece o Bit.
cantando às margens do riozão
dançando às margens beiradão
com paixão, eu, o esquisito,
mosquito esquisitão
compartilharei
meu pirão, com os famintos
através da leitura dos olhos
dos que depois de mim, de ti
depois de nós, virão!
(trecho de mim curumim)
Rodrigo de Souza Rocha, o popular Bit ou Rabiscador, iniciou sua convivência com as palavras ainda na adolescência, em 1999, quando começou a rabiscar e ganhou seu primeiro prêmio. De 2008 a 2010, ofertou à comunidade parintinense a Oficina “Ser Poético”. A “Con-Viver com Palavras” foi uma oficina que materializou um segundo momento da relação Rabiscador/Literatura, o de conscientização de que o gosto pela leitura e pela escrita de textos literários requer convivência com o mundo das palavras.
“Assim como o Saberes e Sabores e outras experiências do tipo, a Con-Viver com Palavras estimula vivências literárias, a fim de suscitar nos participantes a conscientização sobre a importância do convívio com a arte da palavra para conhecer e, consequentemente, gostar da mesma e ampliar sua leitura de mundo” finaliza Rodrigo Bit.
Traga seu saber e/ou sabor para compartilhar conosco.
