quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Próximo Banquete dia 31 de janeiro de 2010, domingo

O URBANO NA MÚSICA E NA PINTURA PARINTINENSE

Helder Ronan (Músico)
Raimundo Santos (Pintor)
Evanir Maciel (Vernissage)

O banquete deste mês sugere refletirmos sobre as produções contemporâneas no campo da arte parintinense. É notável os temas centrais das produções artísticas correntes no espaço urbano amazonence. Geralmente retratam e descrevem os chamados elementos da floresta, sua fauna, flora e humanidades. Figuras de animais, áves, árvores, rios, terra... Sendo que, especificamente é frequente as referências a onças, tucanos, cobras, botos, árvores, flores, índios... No caso da pintura, por exemplo, é comum verificarmos composições que fundem e confundem esses elementos uns nos outros de modos muitas vezes arbitrários para gerar paralelismos de figuras em um espaço enquadrado. A música parintinense tem como tema mais aparente a mitologia do boi bumbá, em torno do qual são associados inúmeros outros elementos. De qualquer forma, existe uma nomenclatura que denomina o campo da música como MPA - Música Popular Amazonense, onde o bumbá muitas vezes não é tratado.
Diante disso, nosso próximo banquete pretende evidenciar um campo artístico parintinense que atualmente caminha por vias não muito conhecidas e reconhecidas. Trata-se temáticas urbanas que falam de uma Amazônia não aparente principalmente em níveis nacionais e internacionais. Uma Amazônia não muito diferente das grandes cidades em seus problemas e soluções em torno da saúde, da educação, da habitação. Assim, os artistas convidados estarão mostrando e demonstrando os motivos e formas de suas produções e suas relações e perspectivas em torno das figurações e sonoridades dominantes na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convite Permanente

Banquete Experimental: Saberes e Sabores



O banquete é um momento destinado ao encontro de pessoas que desejam dialogar, conhecer, experimentar e compartilhar saberes e sabores num ambiente de conversa aberta, livre e descontraída possibilitando emergências de inovações práticas tecnológicas, sociais, culturais, políticas e econômicas capazes de ganharem outros espaços da cidade enquanto linguagem.



Saber e sabor são palavras de origem comum. Para o último sábado de cada mês você está convidado a trazer e compartilhar conosco seus saberes e sabores em forma de poemas, cozidos, reflexões, tortas, estórias, bebidas, idéias e elementos frutíferos. Garantimos como prato da casa a presença de um especial palestrante responsável por lançar os primeiro ingredientes da conversa.



Deseja Participar?



Envie um e-mail para: filosofia.florestal@gmail.com



Parintins – AM



Livraria Universitária de Parintins – LUPA

Ampliando seu conhecimento!

Av. Nações Unidas, 3583.

Coordenador do evento Edilson da Costa Albarado






(92)9123-5270/9114-8878/3533-3992

















REALIZAÇÃO COM APOIO DA LUPA E PARISCARTUCHOS

REALIZAÇÃO COM APOIO DA LUPA E PARISCARTUCHOS
LUPA AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO AV. NAÇÕES UNIDAS; 3583; SÃO JOSÉ OPERÁRIO