No final de 2010, a LUPA participou do Edital Procultura do Ministário da Cultura, com o Projeto Jovem Leitor e em 17 de Janeiro de 2012, o projeto foi Classificado cujo objetivo é "Promover o acesso ao livro e a leitura a jovens entre 14 e 18 anos do Município de Parintins-Am, por meio de oficinas de produção textual e realização de saraus que contribuam para gerar hábitos de leitura e troca de saberes numa perspectiva inclusiva, dialógica, cidadã e criativa".
Este projeto, intitulado “Jovem Leitor” faz parte de uma iniciativa da Livraria Universitária de Parintins – LUPA, fundada no ano de 2008. Assim, este projeto pretende criar estratégias de leitura que valorizem a cultura local e regional a partir temas contextualizados, e que estimulem as relações de pertencimento e diálogo com a diversidade cultural brasileira. As estratégias adotadas serão as oficinas de produção de textos com freqüência semanal e os saraus que ocorrerão uma vez por mês, ambas as estratégias serão direcionados para o público jovem entre 14 e 18 anos.
Em Parintins, o acesso ao livro e a leitura é bastante limitado. Este Município tem apenas uma Biblioteca Pública e uma livraria (LUPA), há as bibliotecas das escolas e das universidades, mas com acervo limitado e pouco procurado pelos jovens estudantes. Para reverter essa situação as universidades, a Biblioteca Pública e a LUPA, em suas especificidades vêm desenvolvendo ações educativas de estímulo à leitura.
Dentre essas ações situa-se o trabalho da LUPA, pioneira no fornecimento de livros acadêmicos nesse Município. Em parceria com professores e estudantes universitários realiza saraus aberto à comunidade em seu próprio estabelecimento. Esses saraus denominados “Saberes e Sabores” são um investimento social, que envolve um público diversificado como artistas, donas de casa, universitários e estudantes do ensino médio, podendo ser acompanhado no Blog: “banquete-experimental.blogspot.com”. Com este projeto “Jovem Leitor” pretende-se priorizar a participação dos jovens nas atividades culturais da livraria, por meio das oficinas de produção textual e dos saraus, sendo que a dinâmica desses saraus atenderá a indicação de livros de diversos gêneros textuais e temáticas regionais que serão explorados de forma criativa e dialógica, com exposição de recitais e músicas.
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Este projeto é uma forma de contribuir com o desempenho escolar dos jovens envolvidos, com a prevenção da violência e do uso de drogas, bem como é uma forma de contribuir com o reforço das relações de pertencimentos a cultura local e regional. Também, espera-se aumentar a procura de livros na LUPA nas diversas áreas do saber como literatura, língua portuguesa, pedagogia, sociologia, filosofia, psicologia e sobre a Região Amazônica; divulgar os trabalhos que a entidade desenvolve na área cultural; fortalecer as parcerias envolvidas nessa ação; e contribuir com a criação de um espaço permanente de leitura a partir da disposição (empréstimo) de livros ao público juvenil e demais interessados. Acredita-se que o impacto social e cultural deste projeto favorecerá o hábito da leitura e, conseqüentemente o aumento pela procura de livros nos espaços de leitura disponíveis em Parintins.
PLANO DE TRABALHO:
Para o alcance do objetivo deste projeto serão desenvolvidas as atividades de: Oficinas de Produção Textual e Saraus de Saberes e Sabores conforme descrição abaixo.
OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Procedimento: Formação de 4 grupos com 15 jovens em cada um desses grupos que participarão das oficinas semanais. Cada oficina ocorrerá 2 vezes na semana, com uma carga horária de 4h/semanais, por um período de 8 meses.
Período: Abril a Dezembro de 2012(com exceção do mês de julho)
Estagiários: estudantes universitários dos cursos de Letras da Universidade do Estado do Amazonas - UEA e de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM que realizarão as oficinas em parceria com os voluntários do projeto. Cada estagiário receberá uma ajuda de custo de R$ de 15,00 h/a e ficará responsável por um grupo de 15 jovens.
Quantidade de beneficiários: serão atendidos 60 jovens selecionados conforme critério de idade e necessidade de melhorar o desempenho escolar na área de Língua Portuguesa.
SARAU DE SABERES E SABORES
Procedimento: Os saraus ocorrerão no último sábado de cada mês. Para dinamizar o conteúdo de cada evento, haverá a indicação de livros para leitura durante o mês que antecederá cada sarau, com espaço para partilha de idéias dos livros, bem como exposições de expressão artística (música, recitais, artes, etc.).
Período: Abril a Dezembro de 2012
Quantidade de Beneficiários: 80 pessoas, incluindo os 60 jovens participantes das oficinas e mais 20 membros da comunidade.
Voluntários: equipe que apoiará a realização dos saraus, será responsável pela organização e divulgação das atividades do evento, e também contribuirá com as oficinas de produção textual e formação dos estagiários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário