NO DIA 01 DE SETEMBRO DE 2012
A LIVRARIA UNIVERSITÁRIA DE PARINTINS/LUPA
REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO BANQUETE EXPERIMENTAL SABERES E SABORES
O EVENTO ACONTECEU NO ESPAÇO CULTURAL DA LUPA NA Av. NAÇÕES UNIDAS, 3583; SÃO JOSÉ OPERÁRIO E CONTOU COM A PRESENÇA DO ESCRITOR INÁCIO PINTO PROFESSOR DA UFAM
Professor Inácio Pinto Professor Bosco Pinto
LANÇAMENTO DO LIVRO HANDEBOL
O evento contou com a degustação dos SABERES E SABORES do HANDEBOL: reflexões didático-pedagogicas e técnicas.
Livro de autotia de Raimundo Inácio da Costa Pinto (Piolho) e João Bosco da Costa Pinto, são irmãos, viveram a infância em Parintins de 1962 a 1971; Iniciaram o handebol em 1975; serviram a seleção amazonense de handebol como atletas de 1975 a 1986; serviram a seleção brasileira de handebol, Bosco (1978) e Piolho (83 e 84); Ambos foram técnicos de clubes, e da seleção amazonense; sagraram-se campeões brasileiros como atleta, categoria principal em 1988; Mérito esportivo por relevantes serviços prestados a causa do desporto amazonense. Ambos são professores de Ed. Física a mais de 25 anos, hoje Bosco é professor na SEJEL em Manaus, e o prof. Inácio é prof. do curso de Ed. Física do ICSEZ/UFAM/PARINTINS, desde Nov/2008.
O livro sinaliza três momentos distintos, mas disposto de forma integrada.
No primeiro momento buscamos na história sinalizar as contribuições do handebol no âmbito competitivo e escolar, destacando avanços, ações, limites e possibilidades pelos quais passaram a modalidade ao longo da história, principalmente no Brasil. Fundamentamos as qualidades biopsicossociais que devem ser desenvolvidas pelos praticantes nos mais diversos níveis. Sinalizamos as necessidades globais a serem adquiridas na formação do professor/bacharel na perspectiva de atender as necessidades do praticante no jogo, como também na formação para a vida;
No segundo momento contemplamos a implementação didático-pedagógica a ser desenvolvida com o handebol nos níveis de iniciante, intermediário e avançado.
Por fim, discutir sobre o trabalho e as consequências da iniciação precoce; Pontuar erros mais comuns na planificação do treinamento e suas possíveis consequências ao atleta da modalidade; Refletir sobre a personalidade do professor versos treinador - temperamentos, atitudes diante de conflitos.
Nossa intenção com esse trabalho não é apresentar uma proposta pronta e acabada dos saberes e fazeres do handebol, mas, sobretudo provocar reflexões dos leitores sejam alunos, professores, treinadores e adeptos do handebol.
O Handebol reflexões didático-pedagógicas e técnicas contou com apresença do professor Raimundo Inácio da Costa Pinto da Universidade Federal do Amazonas/UFAM, que socializou os seus saberes a respeito o tema em pauta, enfatizando que “Nossa intenção com essa obra não e apresentar uma proposta pronta e acabada para resolver os problemas existentes nos saberes e fazeres do handebol, mas, sobretudo contribuir significativamente para que se olhe de modo diferenciado o jogo de handebol numa perspectiva, mas humana, (...)”. Houve também a degustação em formas poemas, poesias e reflexões sobre o tema e por fim se degustou a aperitivos e comidas típicas da região.
|
Presença dos participantes do Projeto Jovem Leitor no SARAU |
|
Professoes da UFAM marcam presença no SARAU |
Nenhum comentário:
Postar um comentário