quarta-feira, 10 de julho de 2013

SARAU "CON-VIVER COM PALAVRAS"

Marcando mais uma edição do Saberes e Sabores – Banquete Experimental, a LUPA (Livraria Universitária de Parintins), a Paris Cartuchos realizarão o Sarau “CON-VIVER COM PALAVRAS”, dia 20 de julho, a partir das 19 horas, na própria LUPA.

“Este sarau objetiva contribuir no compartilhamento de vivências literárias que a LUPA vem promovendo junto à comunidade parintinense desde sua instalação pelo parceiro Edilson Albarado” (Rodrigo Bit – provocador desta edição).

O título desta edição do Saberes e Sabores remete à Oficina “Con-Viver com Palavras” que é uma experiência de incentivo à leitura e à escrita de textos literários, mediada pelo Poeta Rodrigo de Souza Rocha e entidades/instituições parceiras, junto a jovens e comunitários.

“Para tanto, a oficina conta com parcerias e apoios de entidades e instituições sociais, tais como, Instituto Memorial de Parintins – IMPIN; Serviço Social do Comércio – SESC LER/Parintins; Livraria Universitária de Parintins – LUPA; e outros, que ajudam a oficina a gerar os impactos sociais transformadores na comunidade parintinense”, esclarece o Bit.
cantando às margens do riozão


dançando às margens beiradão

com paixão, eu, o esquisito,

mosquito esquisitão

compartilharei

meu pirão, com os famintos

através da leitura dos olhos

dos que depois de mim, de ti

depois de nós, virão!



(trecho de mim curumim)


Rodrigo de Souza Rocha, o popular Bit ou Rabiscador, iniciou sua convivência com as palavras ainda na adolescência, em 1999, quando começou a rabiscar e ganhou seu primeiro prêmio. De 2008 a 2010, ofertou à comunidade parintinense a Oficina “Ser Poético”. A “Con-Viver com Palavras” foi uma oficina que materializou um segundo momento da relação Rabiscador/Literatura, o de conscientização de que o gosto pela leitura e pela escrita de textos literários requer convivência com o mundo das palavras.

“Assim como o Saberes e Sabores e outras experiências do tipo, a Con-Viver com Palavras estimula vivências literárias, a fim de suscitar nos participantes a conscientização sobre a importância do convívio com a arte da palavra para conhecer e, consequentemente, gostar da mesma e ampliar sua leitura de mundo” finaliza Rodrigo Bit.



Traga seu saber e/ou sabor para compartilhar conosco.


sábado, 25 de maio de 2013

"OS ENCANTOS DA POESIA"

Com o Tema "Os Encantos da Poesia" a Livraria Universitária de Parintins- LUPA, realizou no dia 27 de Abril mais uma edição do SARAU SABERES E SABORES, contou com a presença do Poeta e Professor Venícius Garcia que trouxe seu saber poético e com a presença do escritor, jornalista e amante da literatura Wilson Nogueira

Pupunha e poesia
Wilson Nogueira

Pupunha, café, prosa e poesia. Os substantivos dispensam a coerência imediata. Eles vão se articulando aos poucos aos demais gêneros de palavras até se tornarem às vezes coerentes, às vezes incoerentes e às vezes coerentes e incoerentes ao mesmo tempo. As palavras habitam o mundo das possibilidades da expressão humana. É esse o sentimento que me transmite as conversas que têm como objetivo tentar compreender a poesia e a prosa.

Ontem, ao redor de uma mesa abastecida de pupunha, café e livros, um grupo inebriado pelo poder das palavras se reuniu na Livraria Universitária de Parintins (Lupa), na Avenida Nações Unidas, para conversar sobre “Os encantos da poesia”, tema apresentado pelo poeta, professor e agitador cultural Venícius Garcia. É gratificante constatar que os fios da esperança se articulam e se entrelaçam em favor de um mundo melhor, mesmo que tensionados pelas forças que conspiram contra a emancipação dos indivíduos e da sociedade.

O anfitrião, Aldílson Albarado, é o típico sujeito que, num determinado dia, se apaixonou pelos livros e, logo na primeira oportunidade, montou o negócio dos sonhos. Ou literalmente, negócio de sonho, sonho que precisa se alongar diante da ameaça da vigília, essa irmã gêmea da realidade nua e crua. As operações da racionalidade matemática nunca lhes aponta o sucesso empresarial. Em vez disso, geram desestímulo e até desespero. Vivemos num país de raríssimas políticas públicas de incentivo à leitura.

Adílson Albarado caminha nesse fio que ata, graças a sua sensibilidade, mundos tidos, para muitos dos mortais, como incompatíveis. O livreiro, que a instantes se lamentava dos negócios, enchia-se de energia para agradecer aos que estão ali para interagir poeticamente. O gesto que tem se repetido com mais frequência em Parintins, desde a versão do Festival Literário Internacional da Floresta (Flifloresta), evento realizado, em 2010, por empresas do grupo Valer, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parintins, o Instituto Memorial de Parintins (Impin), setores das universidades, da Ufam e da UEA, também incentivam celebrações ao livro e a leitura.

O sarau da Lupa é um rio para ser navegado sem bússola. O navegador, do mais experiente ao marinheiro de primeira viagem, precisa, sim, estar ciente das incertezas que lhe espreitam. Rodrigo Bit Rabiscador, autor de poemas admiráveis, contou-nos que, quando criança, ouviu no rádio que os anéis inferiores e superiores do estádio de futebol estavam lotados. Baseado nos anéis usados por seus avós, ele se atirou à ideia de construir um campo de futebol redondo. Seus avós repetiam sistematicamente: “Esse menino está ficando louco”.

Quanta frustação ao descobrir, mais tarde, que os campos de futebol têm a forma de um retângulo. “Mas o meu campo de futebol continua no formato redondo”, disse. Seus avós bem que imaginaram: havia naquele gesto tenro uma “boa loucura”, uma imaginação livre das formas geométricas, dos conceitos e dos preconceitos que, também, tentam amarrar as palavras na coerência gramatical.

É com essa compreensão intuitiva que nos brinda o Rabiscador: “loucura boa loucura/ que subverte o estado de dicionário em arte/ e revela no à toa o artista/ que transfigura o real em realidade almejada/ e poucos em loucos, bons loucos/ loucura que cura seus poucos/ dores e admiradores/ loucura genial!!!/ na imensidão da curta vida/ louca genialidade louca!/ genialidade louca genialidade!/ e só sendo genial’mente muito louco/ para expressar atistica’mente a noção de belorrealidade/ da loucura genial que é a poesia!”.

Para contrariar a tradição da cidade, o sarau da Lupa não terminou em boi-bumbá, embora o assunto não tenha sido ignorado no decorrer da conversa. A pupunha, o café e os livros foram consumidos sem sentimento de culpa. E, assim, palavras e coisas dispersas foram tensionadas e relacionadas entre si. Dependendo dos sentidos e sensibilidade de cada um, umas adquiriram coerência e outras não. No geral, mais uma encontro prazeroso com pessoas que persistem na luta pelo estímulo à leitura.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PROJETO JOVEM LEITOR CERTIFICA PARTICIPANTES


Após um ano de participação nas ações do Projeto Jovem Leitor, mais de 70 crianças, adolescentes e jovens, receberão certificados neste sábado dia 09 de fevereiro. O projeto objetivou proporcionar acesso ao livro e a leitura, bem como criar estratégias de leitura que valorizem a cultura local e regional a partir de livros contextualizados e, que estimulassem as relações de pertencimento e diálogo com a diversidade cultural brasileira.

Acredita-se que esse trabalho serviu para incentivar uma cultura da leitura, e também proporcionou o acesso ao livro e a leitura e promoveu diálogo e interação com a comunidade que uma vez por mês participam do SARAU SABERS E SABORES no Espaço cultural da LUPA.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

LIVRARIA UNIVERSITÁRIA DE PARINTINS-LUPA/PARISCARTUCHOS
PROMOVEU NO DIA 19 DE JANEIRO DE 2013
O SARAU SABERES E SABORES, COM O TEMA:
 "MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA"
AS 19 NA LUPA.
 
Contou com apresença de professores, estudantes e comunidade.

         



O professor Camilo Ramos fez uma abordagem dos principais impactos ambientais que já ocorreram em Parintins e dos que estão ocorrendo.
Alertou para as consequências negativas para a vida dos que vivem em Parintins e frizou que se almejamos ter qualidade de vida é preciso arregarça as mangas e sair dos "discursos".
Participar junto com organizações na luta por uma qualidade de vida, qualidade que passar por políticas públicas, tanto ambientais, como de lazer, saúde preventiva, enfim são direitos que temos que exigir.
          Houve também exposição de artes do artista plático Eliomar, dentre outras apresentações de poesias, contos, diálogos.
         Felicíssimo Barbosa também deu sua contribuição no diálogo e declaramou poesia...  

PROJETO JOVEM LEITOR DA LIVRARIA LUPA/PARISCARTUCHOS, VAI AOS BAIRROS

          O Projeto Jovem Leitor da LUPA/PARISCARTUCHOS, no mês de janeiro devido solicitação da comunidade desenvolveu suas atividades nos bairros da cidade de Parintins.
           Os encontros ocorrem no bairro da União, Paulo Corrêa  na Igreja Adventista do 7º dia, onde foram atendidos mais de 25 crianças e adolescentes com idade de 6 as 14 anos. Outro bairro que recebeu a ação do projeto foi do Itauna -I, ocorrido em uma residãncia na Rua Genir Bentes ( Rua Larga), onde foram atendidas mais de 15 crianças e adolescentes com a mesma faixa etária.

ATIVIDADES DO PROJETO JOVEM LEITOR DA LUPA/PARISCARTUCHOS
REALIZADAS NO BAIRRO DA UNIÃO E ITAUNA-I 


Jovem lendo uma poesia

       Os encontros realizados pelos Estagiários do Projeto Jovem Leitor conta com a parceria do Ministério da Cultura e é desenvolvido em Parintins pela Livraria Universitária de Parintin- LUPA/PARISCARTUCHOS.
    Foram atendidos mais de 40 crianças e adolescentes que tiveram acesso ao livro, a leitura e a produção textual. Nesses encontros foram trabalhados mais de  10 livros diferentes e cada participante leu em média 6 livros cada um, além é claro de atividades reflexivas, e de produção de texto e interpretação da leitura.

Atividade com o Livros Amana e Pindé

Crianças e adolescentes do Itauna-I recebendo certifícado
Criança, adolescentes e jovem da União e Paulo Corrêa recebendo certificado 

Convite Permanente

Banquete Experimental: Saberes e Sabores



O banquete é um momento destinado ao encontro de pessoas que desejam dialogar, conhecer, experimentar e compartilhar saberes e sabores num ambiente de conversa aberta, livre e descontraída possibilitando emergências de inovações práticas tecnológicas, sociais, culturais, políticas e econômicas capazes de ganharem outros espaços da cidade enquanto linguagem.



Saber e sabor são palavras de origem comum. Para o último sábado de cada mês você está convidado a trazer e compartilhar conosco seus saberes e sabores em forma de poemas, cozidos, reflexões, tortas, estórias, bebidas, idéias e elementos frutíferos. Garantimos como prato da casa a presença de um especial palestrante responsável por lançar os primeiro ingredientes da conversa.



Deseja Participar?



Envie um e-mail para: filosofia.florestal@gmail.com



Parintins – AM



Livraria Universitária de Parintins – LUPA

Ampliando seu conhecimento!

Av. Nações Unidas, 3583.

Coordenador do evento Edilson da Costa Albarado






(92)9123-5270/9114-8878/3533-3992

















REALIZAÇÃO COM APOIO DA LUPA E PARISCARTUCHOS

REALIZAÇÃO COM APOIO DA LUPA E PARISCARTUCHOS
LUPA AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO AV. NAÇÕES UNIDAS; 3583; SÃO JOSÉ OPERÁRIO